Na tarde da última terça-feira (03), o governador Mauro Mendes (União Brasil) entregou novos armamentos, viaturas, motocicletas e equipamentos para a Polícia Militar de Mato Grosso, em solenidade realizada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. Tal ação só aconteceu porque o Governo do Estado investiu R$ 18 milhões, oriundos de recursos próprios e de emendas parlamentares, incluindo do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos). Graças a emenda destinada pelo parlamentar da região oeste, a PMMT recebeu 261 espingardas Cal 12 Benelli, novinhas em folha.
Sobre esse investimento conjunto, Moretto destacou que o reforço na Segurança Pública do Estado deve refletir diretamente no dia a dia de cada cidadão, além de ser mais uma forma de valorização dos profissionais militares, que agora contam com mais armamentos de ponta, novas viaturas e equipamentos de primeira linha, transformando Mato Grosso em um dos Estados com maior investimento na segurança do cidadão.
“Agora temos mais reforço na patrulha rural, arma calibre 12, fuzil, todo o arsenal para melhorar os equipamentos, o desenvolvimento da Polícia Militar e valorizar o nosso policial que está lá na ponta fazendo a segurança dos homens e mulheres de bem do Estado de Mato Grosso. Isso é muito importante para nós, tanto que essa entrega de hoje tem a nossa emenda também, dinheiro destinado por nós, pois nossa visão é de polícia forte nas ruas contra a criminalidade, para que a gente possa cada vez mais levar um trabalho de segurança de qualidade às famílias mato-grossenses. Cada vez mais nosso empenho é de levar uma segurança mais forte para todos”, disse Moretto.
O governador Mauro Mendes destacou que a modernização dos equipamentos para a Segurança Pública faz parte do programa Mais MT, lançado em 2020, e agradeceu ao deputado Moretto por destinar emenda voltada para esse fim. “Esta entrega é mais um exemplo de que estamos investindo para equipar as nossas forças de Segurança Sública, para possibilitar melhores condições de trabalho e de prestação de serviço para o cidadão mato-grossense. Quero aqui aproveitar para agradecer o Moretto que, vendo a necessidade de uma Força de Segurança mais bem preparada, destinou emenda parlamentar para nos ajudar a comprar todos esses equipamentos entregues hoje”, afirmou.
Foram entregues 351 fuzis Taurus de calibre 300 BLK e 326 espingardas Benelli calibre 12. Os armamentos estarão disponíveis para as unidades da Força Tática, em todo o Estado, para o Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e Batalhão de Operações Especiais (Bope). Também foram entregues 35 caminhonetes L200 4×4, que serão alocadas para reforço no interior do Estado, ficando à disposição das Forças Táticas dos Comandos Regionais e das equipes de Patrulha Rural, que cuidam da segurança do campo.
Ainda foram entregues 127 motocicletas Honda XRE 300, que serão destinadas ao reforço do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e para a Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).
Além dos armamentos e veículos, a Polícia Militar também recebeu equipamentos de tecnologia não-letal, sendo 1,7 mil granadas lacrimogêneas e 37,9 mil munições de impacto controlado, além de equipamentos de proteção individual.