Por Rayane Alves | Seduc
O processo seletivo para ingresso em 2025 nas escolas estaduais militares Tiradentes (PMMT) e Dom Pedro II (CBMMT) recebeu 16.854 inscrições. A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulga, no próximo dia 13 de setembro, no site da Seduc, a relação de inscrições deferidas e indeferidas.
As 28 unidades, sendo 23 sob gestão da Polícia Militar e 05 do Corpo de Bombeiros Militar, ofertam 4.379 novas vagas distribuídas em 23 municípios. A maior concorrência foi registrada na Escola Estadual Militar Tiradentes, de Cuiabá, que registrou 2.422 inscrições para 84 vagas, ou seja, uma taxa de 28,83 inscritos por vaga.
Segundo a tenente-coronel Nágila de Moura Brandão, coordenadora das Escolas Militares na Seduc, nos dias 16 e 17 de setembro, os candidatos poderão entrar com recurso contra o indeferimento de inscrição por meio de formulário eletrônico.
“O resultado dos recursos contra o indeferimento de inscrição será publicado no dia 30 de setembro de 2024, também no site da Seduc”, detalha.
Ela explica que a nota final do seletivo será obtida pela soma de acertos em Matemática e Língua Portuguesa. Já os candidatos que ficarem como classificados formarão o cadastro de reserva e poderão ser convocados, em caso de desistência, desclassificação ou de não comparecimento para matrícula de candidatos aprovados ou, ainda, de eventual aumento de vagas para o ano letivo de 2025, obedecendo a ordem da classificação, conforme cota ou ampla concorrência.
A prova terá caráter classificatório e eliminatório para preenchimento das vagas, conforme estabelecido no Edital e será realizada no dia 13 de outubro de 2024 nas dependências das Escolas Estaduais Militares Tiradentes e Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II e, se necessário, em outras unidades da rede estadual de ensino a ser divulgado no site da Seduc no dia 30 deste mês.
O candidato deverá comparecer ao local da prova com 01 hora de antecedência do seu início, pois, o portão será fechado às 07h45min, munido com um documento oficial de identificação, (RG) físico ou digital do site gov.br, contendo fotografia e assinatura; formulário de inscrição enviado por e-mail no ato da inscrição; caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente.
“A divulgação do resultado final será no dia 22 de outubro e o período de matrícula será de 8 a 13 de janeiro de 2025. É importante que o candidato busque mais informações no edital e não perca os prazos”, finaliza Nágila.