Por Redação Palanque MT
Com 19 votos favoráveis, os vereadores por Cuiabá aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 302/2023, que inclui no calendário oficial do município o “Dia da Prematuridade”. Proposto pelo vereador Cezinha Nascimento (União Brasil), a data será celebrada anualmente no dia 17 de novembro.
A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), com o relator Jeferson Siqueira manifestando apoio ao projeto. Agora, o projeto vai para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
O “Dia da Prematuridade” busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção da prematuridade e melhorar a assistência neonatal. A iniciativa foi motivada pela experiência pessoal do vereador Cezinha, que possui dois filhos que nasceram prematuros.
“Eu tenho dois filhos que nasceram prematuros. O primeiro nasceu de seis meses, pesando 1,160 kg, e ficou 49 dias na UTI. Tenho conhecimento de causa e sei como é a luta. Hoje ele tem 12 anos e é saudável, mas foi uma batalha muito grande. A imunidade ele melhorou depois dos cinco anos. Meu segundo filho Adrian nasceu prematuro de oito meses, e pelo que nós passamos com dois filhos, não poderia deixar de propor esse projeto de lei”, declarou emocionado o vereador.
Após a aprovação, Cezinha anunciou planos de trazer uma médica e uma enfermeira atuantes em UTI Neonatal para compartilhar informações sobre os desafios dos pais e os cuidados necessários com os bebês prematuros.