Por Redação do Palanque MT
Com a atuação do dia a dia dentro de instituições filantrópicas, os profissionais de educação adquirem uma vasta experiência para atuar. Pensando em como isso poderia contribuir para a formação de educadores da rede pública de Várzea Grande, o vereador Antônio Marques Ferreira Mendes, conhecido como Professor Vitamina (Republicanos), propôs o Projeto de Lei n° 116/2023, que trata da inclusão das instituições filantrópicas nos cursos de formação da Secretaria Municipal de Educação.
A ideia, segundo o parlamentar, é envolver os profissionais que possuem expertise em áreas específicas e contam com alta qualificação para participar do processo de formação dos profissionais de educação da rede pública.
“Não tê-los na formação é uma oportunidade perdida para compartilhar conhecimentos e experiências relevantes. Espero que esse projeto contribua para a integração das instituições, visando uma ação equitativa e respeitosa a todos os educadores”, avaliou Antônio.
De acordo com o PL, as instituições devidamente registradas e reconhecidas pelos órgãos competentes serão convidadas a participar das formações, certificações e seminários educacionais oferecidos aos profissionais de Educação da rede pública de ensino de VG.
Caso aprovada, a parceria será realizada por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), que, de forma integrada ao currículo existente, elaborará um cronograma com datas e horários adequados para que as instituições possam se organizar.
A lei aguarda a aprovação do prefeito Kalil Baracat (MDB) para entrar em vigor.