23 de novembro de 2024 11:48 AM

Governo quer criar bolsas para impulsionar pesquisas em saúde

Com o objetivo de promover um ambiente educacional direcionado a pesquisas científicas, a iniciativa visa identificar novas alternativas de tratamento para a saúde coletiva

Marcos Vergueiro | Secom-MT

Por Redação do Palanque MT 

O Governo de Mato Grosso encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso um Projeto de Lei que institui a Bolsa Estudo e a Bolsa Desenvolvimento no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde. O PL abrange especialistas, mestres e doutores para desenvolver atividades de magistério, supervisão, tutoria, monitoria, conteudista, coordenação de curso e outras atividades na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT).

As bolsas serão destinadas a três modalidades: 1) desenvolvimento de atividades de magistério, supervisão, tutoria, monitoria, conteudista, extensão, coordenação de curso, consultoria e outros processos educativos; 2) desenvolvimento de atividades de orientação de trabalhos monográficos, pesquisa e extensão; e 3) desenvolvimento de atividades de preceptoria e coordenação de programas de residência médica e multiprofissional em saúde, com atuação na formação de residentes dos programas de residências da SES e do SUS.

O valor do benefício também é dividido por modalidade, sendo que alguns receberão por hora, podendo chegar a R$ 160 por hora, no caso de doutorandos, e até R$ 2.500 mensais para coordenadores de Programa de Residência em Saúde. Aqueles que moram longe também receberão um auxílio mensal.

O objetivo, segundo o governador Mauro Mendes (União), é promover um ambiente educacional voltado para pesquisas científicas, visando principalmente identificar alternativas de tratamento no setor da saúde coletiva no Estado de Mato Grosso.

A ESPMT

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso teve origem na década de 80 e, desde então, Mato Grosso se destacou nacionalmente na implantação do SUS, por suas ações de regionalização, surgindo demandas de qualificação de profissionais para a execução dos serviços nos hospitais regionais.

A organização atual é composta pelo Conselho Escolar, Superintendência da ESPMT, Coordenadoria de Gestão Pedagógica (COGEPE), Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), Coordenadoria de Formação Técnica em Saúde (COFTES), Coordenadoria de Tecnologia de Educação à Distância (COTEAD) e Coordenadoria de Administração Escolar (COADES), com suas respectivas Gerências Administrativa e de Registro e Documentação Escolar.

FIQUE POR DENTRO DA POLÍTICA

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo