Por Redação Palanque MT
A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou, por ampla maioria, um projeto de Lei que reconhece o artesanato produzido na cidade como Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Material e Imaterial. O autor da iniciativa é o vereador Fellipe Corrêa, do partido Cidadania, que comemorou a votação expressiva com 20 votos favoráveis.
O projeto de lei agora aguarda a sanção por parte do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), consolidando uma medida que visa não apenas preservar as tradições culturais da cidade, mas também impulsionar a economia local. Dentre os elementos abrangidos pela proposta estão souvenirs, redes, tapetes, doces caseiros, enfeites de barro, bonecas de pano, roupas e biojoias, todos confeccionados com características regionais.
A proposta liderada pelo vereador Fellipe Corrêa teve como base o Projeto de Lei nº 1594/2023, apresentado em junho deste ano pelo deputado estadual Beto 2×1, mas com alcance estadual.
Em entrevista, o vereador Fellipe destacou a importância do projeto não apenas na preservação das raízes culturais de Cuiabá, mas também na promoção do setor econômico do artesanato, fundamental para o sustento de diversas famílias na região.
“Além de valorizar a nossa cultura e o artesanato local, o intento é estimular este setor da economia, de onde tantas famílias retiram seu sustento. Desde o início trabalhei neste projeto alinhado com o Beto, pois já foi secretário de cultura municipal, estadual e tem total conhecimento destas demandas do segmento”, explicou o vereador.