Por Redação Palanque MT
Mato Grosso dá um passo importante em direção à inclusão digital da população idosa com a aprovação da Lei n° 12.261/2023, denominada “Terceira Digital”. A medida, sancionada pelo Governo do Estado, visa promover o acesso e a educação tecnológica para mato-grossenses com mais de 60 anos, reconhecendo a importância de acompanhar a evolução tecnológica, cada vez mais acelarada.
Entre os principais objetivos da norma, constam: incentivar a terceira idade a utilizar as tecnologias novas, colaborar para a aprendizagem de utilização das ferramentas digitais e promover a inserção da terceira idade no mundo virtual.
A “Terceira Digital” surge em resposta a um cenário em que o número de pessoas com mais de 60 anos que utilizam a internet aumentou significativamente, passando de 68% em 2018 para 97% em 2021, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. Embora o acesso à internet esteja mais difundido nessa faixa etária, o manuseio das ferramentas tecnológicas ainda é um desafio enfrentado diariamente.
Isandir Rezende, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi-MT), destaca a relevância da nova legislação.
“Essa lei, sem dúvida, vem ao encontro dos anseios dessa população, que hoje é crescente no país. Trata-se de um processo necessário, e tem uma certa urgência, se considerarmos que cada dia mais a tecnologia vem avançando. Nós precisamos, sim, trazer o idoso para o mundo virtual e percebemos que ainda há uma exclusão, justamente pela dificuldade que ele tem de manusear, utilizar uma ferramenta, como o celular ou o controle da televisão”, afirmou.
Uma iniciativa que exemplifica o esforço para incluir a terceira idade no mundo digital é o aplicativo criado pelo Sindicato Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindape). Este aplicativo permite que os idosos realizem compras em diversos estabelecimentos com descontos, ao mesmo tempo, em que se familiarizam com o ambiente digital. Isandir Rezende enfatiza que essa iniciativa também demonstra para a classe empresarial que os idosos são clientes interessantes e ativos no mercado.