Jota Jota | Prefeitura de Santo Antônio de Leverger
Na última semana, foi divulgado por vários veículos de comunicação, o resultado parcial do novo índice populacional do Brasil.
Com a divulgação, vários municípios tiveram surpresas com a apresentação dos dados do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística (IBGE), já que devido aos atendimentos realizados pelas Secretarias dos municípios, contrapõe os números apresentados pelo censo.
“Boa parte da população no município, alegam que não foram entrevistados, caracterizando inconsistência nos dados apresentados pelo IBGE, referente a quantidade da população”.
Em Santo Antônio de Leverger, (35 Km de Cuiabá), houve a apresentação de redução nos números dos habitantes, sendo que na prática, o índice de pessoas que moram no município são bem maiores.
Nesta terça-feira (10), foi realizada uma reunião entre os poderes executivo e legislativo, na Câmara de Vereadores de Leverger, debatendo ações necessárias, confrontando os números repassados pelo IBGE, sendo a situação real em que a cidade vive é outra.
“A procuradoria do município já tomou todas as medidas necessárias, para que a cidade não tenha nenhum prejuízo devido aos dados parciais, apresentados pelo Instituto”.
A prefeita Francieli, secretários, vereadores estiveram em reunião apresentado planos estratégicos para viabilizar a condição atual em relação a divulgação do censo 2022.
Perdas
A prefeita, Francieli Magalhães Vieira Pires falou sobre as condições que o município pode passar a viver, e o quais os problemas podem ser acarretados, caso os números atuais sejam confirmados.
“Queremos aqui, pedir a população levergense, que entrem em contato com o IBGE, atendam os recenseadores, para que sejam obtidos os dados, caso seja confirmado os números parciais divulgados, o município terá perda muito grande, já que os repasses a Leverger sofrerá redução enorme, uma vez que esses recursos são destinados a melhorias em infraestruturas”, salientou Francieli.