Por: Assessoria de Imprensa
No acumulado desde o dia 5 de janeiro do corrente ano, 263mm de chuva caíram na cidade de Aragarças-GO (distante 375 km da capital Goiânia a Oeste do Estado), as chuvas causaram grandes estragos na infraestrutura do município. Para consertar o que pode ser consertado e reduzir os prejuízos da população, a Prefeitura irá intensificar as ações com patrolamento de estradas e mutirões de tapa-buracos, capina e limpeza de vias da cidade e investido em obras de recuperação de pontos críticos da infraestrutura urbana.
Diante da emergência, para realizar as obras de reparo de maior envergadura, como o rompimento do asfalto, com formação de crateras e erosão da cobertura de canais de drenagem, a Prefeitura recorre à ajuda financeira dos governos estadual e federal, o que nem sempre vem ou chega em valor menor do que o necessário, o que acaba provocando atraso na realização dos serviços.
“No caso dos estragos na malha viária, a grande quantidade de buracos abertos nas pavimentações mais antigas, já exigiram a utilização de muito material, e para não haver desperdício a ação da Operação Tapa-Buracos será intensificada com estiagem ”, lembrou o prefeito Delegado Ricardo Galvão.
Ano passado, por exemplo, muitos danos foram registrados em diversos bairros, com destaque para o Setor Bela Vista, Centro, Base Velha entre outros bairros. Em várias situações a Prefeitura assumiu algumas intervenções, como a construção de várias galerias que ficaram destruídas, pois não suportaram o volume de chuvas no final do ano de 2022.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Sérgio Ricardo: “não tivemos condições de receber o material pela quantidade de chuva que caiu no início do ano, pois quando o material betumado é jogado nos buracos, não adere, trazendo grande prejuízo para a prefeitura”, disse.
O titular da pasta, explica que nos lugares em que o solo está muito encharcado, a movimentação de veículos e máquinas pesadas só tende a piorar a situação – daí a necessidade de aguardar por uma secagem mais efetiva, o que permitirá que haja mais critério, qualidade e quantidade no serviço. Com o fim do período chuvoso vamos intensificar as ações.
Uma grande quantidade de asfalto é esperada para recuperar as ruas e avenidas afetadas pelas chuvas, assim que o tempo abrir e tivermos a tão desejada estiagem. Mas, como o período chuvoso se prolonga, a Operação Tapa-Buracos, executada pela empresa contratada, sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana acaba por esperar. “Infelizmente a operação precisa ser interrompida a cada vez que chove, pois com o piso úmido não há aderência do asfalto e o trabalho pode ser perdido. Para que o serviço seja retomado sem interrupção e todos os bairros possam ser beneficiados, a Prefeitura aguarda que a estiagem se estabeleça”, finalizou Sergio Ricardo (Serjão).
Sobre o trecho urbano de 3,4 km da BR 158, em Aragarças, a Procuradoria Jurídico do município, protocolou um pedido de esclarecimentos com uma nota oficial, para informar quando começam as obras de tapa-buracos. “Nesta semana o prefeito Dr. Ricardo Galvão esteve pessoalmente no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Brasília-DF e também Goiânia-GO e mesmo diante das incertezas enfrentadas no órgão pela mudança de governo, garantiram que as ações que estão sendo feitas para a manutenção da BR por parte da prefeitura em breve surtirão os efeitos esperados e estão dentro da lei” finalizou.