Por: Carolina Miranda | Pref. de Cuiabá
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente informa que existem poucas vagas para a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá entre os dias 29 e 30, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Cuiabá. Das 250 disponíveis, 220 já foram preenchidas. O encontro municipal ocorrerá de forma presencial, a partir das 18h, no dia 29, e às 8h, no dia 30.
As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas até terça-feira (28), por meio deste link.
O encontro tem como público alvo, crianças e adolescentes, conselheiros municipais e tutelares, representantes da educação, saúde e assistência social, órgãos públicos, instituições privadas, organização da sociedade civil, sistema de Justiça e segurança pública, além de outras entidades ligadas à rede de proteção.
Os debates estão são organizados considerando os cinco eixos temáticos definidos pelo Documento Base do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Por meio da Conferência Municipal serão avaliadas e aprovadas as propostas apresentadas durante as Conferências Livres, momento preparatório à etapa presencial. As propostas aprovadas serão encaminhadas a etapa estadual e, posteriormente, para a nacional, que irão ocorrer entre os meses de julho e novembro desse ano, respectivamente.
“Esses encontros servem para elaboração e fortalecimento das políticas públicas para que sejam efetivamente aplicadas a fim de atender aos anseios dessa população”, declarou a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cristiane Almeida da Silva.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira reforça a importância desses encontros por serem transformados em espaços para um processo amplo de diálogo sobre avaliação das políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos de crianças e adolescentes nas esferas municipal, estadual e nacional.
“A Prefeitura de Cuiabá é e sempre será parceira do Conselho Municipal, assim como demais entidades que tenham como pauta a valorização e cuidado na preservação dos direitos da criança e do adolescente”, concluiu a secretária.