Por Vânia Neves | Unaf
Nesta sexta-feira (27.09), a primeira-dama de Mato Grosso, juntamente com a secretária de Estado de Ação Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho, e a deputada federal Gisela Simona, participou da entrega de certificados dos profissionais que irão atuar na unidade de acolhimento “Lar dos Idosos Bem Viver”, localizada em Barra do Garças. A primeira-dama Virginia Mendes é madrinha da unidade, e atendeu as demandas por meio do programa SER Família Idoso.
“Parabéns aos profissionais que receberam a capacitação para que possam exercer suas funções no lar dos idosos de maneira eficiente e com todo o cuidado que o acolhimento requer. Agradeço à equipe da Setasc e à assistência social do município por valorizar esse olhar humanizado que tanto prezo, especialmente pelos idosos que, ao longo de suas vidas, tanto contribuíram com o município”, agradeceu Virginia Mendes.
Ela também lembrou da dedicação do responsável pela entidade, padre Cristiano Dias. “Recebemos a demanda do padre Cristiano, que é dedicado a essa causa, e fizemos uma parceria através do Programa SER Família Idoso. Conseguimos, por meio das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o valor de R$ 1,9 milhão, e o lar dos idosos será totalmente equipado”, contou a primeira-dama do Estado.
O padre Cristiano destacou a atenção da primeira-dama Virginia Mendes e do Governo do Estado com as causas dos idosos.
“É uma bênção ter a senhora como nossa madrinha. O trabalho que a senhora desempenha por meio dos projetos do Programa SER Família, em especial o SER Família Idoso, está fazendo a diferença na vida de pessoas que tanto precisam de nossa atenção”, destacou.
Durante dois dias, a Setasc realizou uma oficina de capacitação especial sobre os serviços de acolhimento institucional para idosos. A ação foi direcionada aos profissionais do lar dos idosos, servidores do CRAS, CREAS, do Conselho do Idoso e da Pastoral do Idoso.
Essa capacitação visa apoiar os trabalhadores na execução do serviço de acolhimento, oferecendo orientações práticas e conhecimentos teóricos essenciais. O objetivo é garantir que o atendimento aos idosos ocorra em um ambiente acolhedor, com profissionais qualificados e preparados para lidar com as diversas demandas desse público.
A unidade vai atender 80 idosos, sendo 60 internos e 20 em atendimento diário, com atividades de convivência. Para participar, as famílias interessadas precisam se cadastrar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.