Por: Ruan Cunha | Pref. de Cuiabá
O curso de hotelaria oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher e a Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT) encerrou as atividades da sua primeira turma, na sexta-feira (24), nas dependências dos hotéis Paiaguás e DeVille.
A primeira turma a concluir o curso contou com 50 mulheres, do total de 300 vagas disponíveis. No total, a Secretaria recebeu mais de 500 inscrições que serão utilizadas em segunda chamada para os casos de desistência.
“Eu fui bem acolhida, graças a Deus, e a Secretaria está de parabéns por essa iniciativa porque ela veio na hora certa pra mim. Jamais eu iria conseguir pagar um curso assim”, disse Juliene Silva.
A capacitação possui 40 aulas hora, sendo 20 horas da parte teórica, ministrada na Secretaria e outras 20 horas práticas nos hotéis.
“Esse curso vem para suprir necessidades essenciais da nossa realidade de hotelaria. Primeiro vamos apresentar esse mercado de trabalho que elas não conhecem. O segundo passo será trazê-las para realidade do hotel com as aulas práticas”, contou Gerson Honório, presidente da IBIH-MT.
A próxima turma começa na segunda semana de abril, após o feriado da Semana Santa. A estimativa da Secretaria é de que até maio todas as 300 vagas já estejam atuando no mercado de trabalho.
“Dois novos hotéis estão próximos a serem inaugurados e essas mulheres já estão sendo preparadas para atuar nesses empreendimentos. Além também do déficit que existem no setor hoteleiro em outros hotéis que é o foco da ABIH”, revelou Cely Almeida, secretária da Mulher.