Por: Nathany Gomes | Pref. de Cuiabá
A construção da maior obra estruturante dos últimos 50 anos da história de Cuiabá, o Contorno Leste, tem mais um trecho, ao longo de seus mais de 17 quilômetros de extensão, contemplado com os serviços de implantação da rede de drenagem de águas pluviais, com início nas proximidades do bairro Altos da Serra (I e II), até o Doutor Fábio (I e II).
A maior obra da cidade foi formatada e executada pela gestão Emanuel Pinheiro, concentra-se. As equipes atuam na etapa de escavação do solo no percurso que abrange cerca de 1,5 km. Logo depois, será feito no local, o lançamento da tubulação, compactação das bases e, por fim, a implantação da pavimentação asfáltica, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP).
A entrega da primeira etapa (6,5 km) da nova avenida, ocorrerá em abril desde ano, conforme já anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em celebração ao aniversário da capital mato-grossense, na ocasião.
Trecho da via já foi beneficiado com o primeiro teste de iluminação pública, entre a ponte sobre o Rio Coxipó e os bairros Dr. Fábio I e II, no trajeto de quatro quilômetros já foram instalados pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), mais de 60 postes e 120 luminárias.
“É gratificante ver aquele vazio inexiste mais. A via, a cada dia, se transforma, ganha contornos e fomenta o desenvolvimento dessa região. É gratificante ver o sorriso, o brilho no olhar, a esperança de uma vida melhor no rosto de cada morador, que por décadas passaram despercebidos aos olhares do Poder Público. As políticas públicas são um direito de todos, sem exceção. Nossa gestão é pautada justamente nisso, priorizando sempre os mais carentes, aqueles que mais precisam. As obras do Contorno Leste estão a todo vapor, conforme o padrão de qualidade que estamos aplicando em nosso mandato desde o dia 1º de janeiro de 2017, a ordem é: infraestrutura completa, e assim vai continuar até o último dia de nosso mandato. Esse é um sonho meu, da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro, do Stopa e todos os cuiabanos que vai se transformar em realidade”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.
O vice-prefeito e titular da SMOP, José Roberto Stopa, assegurou o bom andamento dos trabalhos até a data oficial de entrega, em 2024. “A mobilidade urbana precisa acompanhar o crescimento da cidade, pois impacta em inúmeros benefícios à população. O Contorno Leste será uma vitrine para as demais administrações municipais do Brasil, comprovando que é possível fazer a diferença e mudar a história de uma sociedade. É muito mais que pavimentação e acordos imobiliários, é qualidade de vida, segurança, saúde e progresso”, frisou Stopa.
Projeto
A construção da via está dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o Rio Coxipó e a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), e outro de cerca de seis quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa e o rio. Cada um desses processos é executado por uma empresa diferente, vencedores dos lotes do processo licitatório.
O planejamento abrange pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, acostamento e ciclovia, levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó, com investimentos na ordem de mais de R$ 125 milhões.