Por Redação do Palanque MT
O deputado Wilson Santos (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) propondo a instituição do Dia Estadual da Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A data escolhida para a comemoração anual é o dia 13 de julho.
O TDAH é um distúrbio neurobiológico de causas genéticas que se manifesta geralmente na infância e pode persistir ao longo da vida. Os principais sintomas são desatenção, inquietude e impulsividade. Em algumas situações, também é conhecido como Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) ou pelos acrônimos em inglês ADD, ADHD ou AD/HD.
É bastante comum em crianças e adolescentes que são encaminhados para serviços especializados, afetando aproximadamente de 3% a 5% desse grupo. Em mais da metade dos casos, o transtorno persiste na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam geralmente mais leves.
O tratamento do TDAH é abordado de forma multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, e o uso de técnicas específicas. A medicação é frequentemente parte integrante do tratamento. Por não ser uma doença, não há cura para ele. No entanto, com um diagnóstico adequado e tratamento apropriado, é possível que as pessoas afetadas pelo transtorno alcancem um bom rendimento e qualidade de vida.
O deputado propõe que em Mato Grosso, a data seja a mesma do Dia Mundial de Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, 13 de julho.
A proposta visa aumentar a visibilidade do transtorno, promover a compreensão e o conhecimento acerca do TDAH, além de incentivar a busca por diagnóstico precoce e a implementação de tratamentos adequados.