Por Redação Palanque Mato Grosso
Proposto pelo vereador de Cuiabá, Kássio Coelho (Patriotas), um Projeto de Lei pretende aprimorar o sistema de classificação de pacientes nas unidades de saúde da capital, visando a redução do tempo de espera.
Conforme a proposta, aqueles classificados como vermelho necessitam de atendimento imediato. Os pacientes com pulseira laranja serão atendidos em até 10 minutos, enquanto aqueles classificados como amarelo, embora necessitem de atendimento urgente, poderão esperar por até 50 minutos.
Pacientes classificados com a cor verde (pouco urgente) poderão aguardar por até 2 horas de atendimento ou ser encaminhados para outros serviços de saúde. Casos não urgentes (azul), com até 4 horas de espera, terão a opção de aguardar ou ser encaminhados para outros serviços de saúde.
De acordo com o vereador, o Sistema Único de Saúde (SUS) prevê uma organização adequada das prioridades, permitindo o encaminhamento de pacientes para outras unidades médicas, quando necessário, de forma a compartilhar a demanda entre as unidades médicas próximas.
O parlamentar afirma ainda que, com a diminuição do risco clínico, evita-se o uso de recursos de urgência decorrentes da falta de observação das condições do paciente antes do agravamento do quadro.
“Com a implementação desta lei, os pacientes também serão beneficiados, pois, submetidos a essa metodologia de classificação de risco, terão a garantia de que não correrão risco de vida. Além disso, terão uma estimativa média do tempo necessário para receber atendimento, reduzindo a ansiedade”, argumentou.